Imprensa

Release:
Amilton Lima é conhecido pelo estilo fandangueiro, pelo seu timbre marcante, pelo carisma e pela forte presença de palco quando exerce seu maior dom: cantar a autêntica música gaúcha. Iniciou a carreira artística no grupo Vozes do Vento onde permaneceu como vocalista durante sete anos. Depois integrou o Grupo Campeirismo, de João Luiz Correa e, posteriormente, o grupo Criado em Galpão. Sua participação nestes conjuntos ficou registrada em seis discos e um DVD e, claro, nas centenas de bailes que animou Brasil a fora.
Desde 2007, Amilton esteve afastado dos palcos para se dedicar à direção e edição do Programa Coisas do Sul (SBT/RS) e do programa Volmir Martins (Band/RS). Agora ele retoma a carreira e inaugura uma nova fase em sua trajetória artística - passando a atuar em carreira solo - com a gravação do CD Estampa Caudilha (ACIT).
O disco é um fiel retrato de sua identificação com a música de raiz marcada por letras e ritmos fortes. O repertório apresenta 14 faixas, sendo algumas delas regravações, como é o caso de Estampa Caudilha, Se o Rio Grande me Precisa, Nas Patas do meu Cavalo e Balseiros do Rio Uruguai, um clássico da música regional que recebe um novo arranjo, assinado pelo guitarrista brasileiro radicado na Alemanha Pedro Tagliani. Entre as inéditas, destacam-se Tropilha Gaviona, Estrelas de Aço (participação especial de César Oliveira e Rogério Melo), Meu Sombreiro, Cruz Credo (participação de Elton Saldanha) e A Minha Bandeira (que conta com a participação de Walther Morais).
A qualidade do repertório é atestada pelo talento dos compositores envolvidos, como Edilberto Teixeira, Cristiano Quevedo, Luiz Cláudio, Alex Silveira, Anomar Danúbio Vieira, Érlon Péricles, entre outros.
O CD foi gravado nos estúdios da ACIT por grandes músicos: Juliano Trindade “Bonitinho” foi o responsável pelos violões; Cristiano Teixeira pela bateria; e Anderson Vieira “Lomba” pelo contrabaixo. As gaitas ficaram a cargo de Samuel Costa “Negrinho”, Volmir Dutra e por Luciano Maia, que também assinou a produção musical. O projeto gráfico é de Célio Oliveira, da De Fronteira Produções Artísticas.
O esmero na produção de Estampa Caudilha revela a preocupação que Amilton tem em valorizar as suas referências e ser fidedigno ao legado deixado por outros grandes artistas que delinearam a cultura regional, mas ao mesmo tempo acrescentar uma pitada de atualidade e de seu estilo pessoal, buscando conquistar o apreciador da música gaúcha pela qualidade e autenticidade.


Fotos para download:









Crédito: Célio Oliveira